A nuvem é um recurso fundamental para empresas, pois permite o acesso e a colaboração de dados de forma ágil. No entanto, ela pode ser alvo de invasões que podem roubar, alterar ou destruir informações, demandando, por isso, proteção avançada.
Nesse sentido, para usufruir da praticidade que a nuvem disponibiliza, é preciso escolher uma opção de nuvem segura, que conte com criptografia avançada e prevenção contra ameaças.
Esse é o caso do Google Cloud Platform (GCP), e neste artigo, vamos apresentar essa ferramenta, detalhes sobre ela, algumas das suas possibilidades e a parceria da Diazero com o Google.
Google Cloud Platform: entenda o que é
O Google Cloud Platform é um serviço de nuvem do Google que possibilita a administração de softwares, armazenamento de informações e outros serviços essenciais para uma organização.
Conforme a definição do próprio Google: “nunca houve um momento mais emocionante na tecnologia. Estamos passando por uma das mudanças mais significativas da história, em que a IA está criando maneiras totalmente novas de resolver problemas, engajar clientes e trabalhar com mais eficiência. O Google Cloud está pronto para ajudar as organizações a construir um novo caminho em um mundo que usa IA cada vez mais”.
O GCP, dessa maneira, oferece diversos recursos para organizações e profissionais liberais desenvolverem e gerenciarem aplicativos com flexibilidade e segurança.
Vamos falar especificamente sobre alguns recursos abaixo.
Chronicle SIEM
O Chronicle SIEM é uma solução em nuvem que utiliza a plataforma do Google para armazenar, analisar e pesquisar dados de forma privada e eficiente. O Chronicle realiza, assim, todo o trabalho de organizar, catalogar, associar e avaliar informações para disponibilizar insights úteis e rápidos sobre possíveis ameaças.
Com o Chronicle, é possível combinar as informações de segurança de uma empresa com dados para detectar e prevenir ataques mais facilmente. Abaixo explicamos melhor sobre as possibilidades dessa solução:
Coleta de dados
O Chronicle pode ingerir vários tipos de telemetria de segurança usando vários métodos:
- Encaminhador: um software instalado na rede que envia dados para o Chronicle usando syslog, captura de pacotes ou bancos de dados de logs ou SIEM;
- APIs de ingestão: APIs que permitem o envio de registros direto para o Chronicle, sem a necessidade de hardwares ou softwares adicionais;
- Integrações de terceiros: conexão com APIs de outras nuvens para facilitar o envio de registros, incluindo fontes como o Office 365 e o Azure AD.
Análise de dados
É possível usar o Chronicle para analisar os dados com facilidade e rapidez no navegador, incluindo APIs de leitura. O Chronicle mostra ainda quais são as ameaças, o que elas fazem, se elas são importantes e quais são os caminhos para lidar com elas.
Segurança e compliance
O Chronicle usa a infraestrutura do Google, que é extremamente segura, para guardar os dados de forma privada e especializada. Além disso, ele também protege credenciais de usuário no Secret Manager. Um bom exemplo são as credenciais que você usa para enviar dados de registro de outras APIs para o Chronicle.
Recursos do Chronicle
Pesquisar:
- Verificação de registros brutos: pesquise registros brutos não analisados;
- Expressões regulares: busque registros brutos e não analisados usando expressões regulares.
Visualizações investigativas:
- Insights empresariais: demonstra os domínios e recursos que mais precisam de investigação;
- Visualização de recursos: investiga os recursos da empresa e se eles interagem ou não com domínios suspeitos;
- Visualização de endereços IP: analisa endereços IP específicos e seus impactos;
- Visualização de hash: investiga arquivos com base no valor de hash;
- Visualização de domínio: investigação detalhada de domínios da empresa e o impacto nos recursos;
- Visualização do usuário: possibilita a investigação de usuários que podem ter sido vítimas de vulnerabilidades de segurança na empresa;
- Filtragem processual: altere informações sobre um recurso, incluindo por tipo de evento, origem do registro, status da conexão de rede e domínio de nível superior (TLD).
Informações selecionadas:
- Blocos de insights de recursos: demonstra quais os domínios e alertas interessantes para serem pesquisados com mais atenção;
- Gráfico de prevalência: apresenta o número de domínios a que um recurso se conectou durante um período específico;
- Alertas de produtos de segurança conhecidos.
Mecanismo de detecção:
O Chronicle permite usar o seu próprio mecanismo de detecção para automatizar a busca de dados por questões de segurança. Dessa forma, é possível definir regras para examinar todos os dados enviados e alertar quando aparecerem ameaças reais e potenciais na empresa.
VirusTotal:
Inicie o VirusTotal no Chronicle para investigar um recurso, domínio ou endereço IP clicando em VT Context.
reCAPTCHA Enterprise
O reCAPTCHA Enterprise oferece proteção para sites contra atividades fraudulentas, spam e abuso sem interrupções.
As fraudes na Web prejudicam as empresas e colocam em risco os usuários, que podem ter os seus dados roubados. Por isso, é tão importante que as empresas priorizem a segurança dos usuários.
Diante disso, o reCAPTCHA é a melhor solução para essa questão. A ferramenta possui mais de 10 anos de experiência em proteger a internet e os dados de mais de 5 milhões de sites.
Com o uso de recursos como a verificação em duas etapas e o suporte a dispositivos móveis, o reCAPTCHA garante a maior segurança na navegação. Ele contribui para a proteção contra uma série de ciberameaças, tais como roubo de credenciais, invasão de contas e extração de dados.
VirusTotal
O VirusTotal é um serviço do Google Cloud que ajuda a verificar se arquivos, URLs, domínios e endereços IP são perigosos ou não.
A solução usa uma grande rede de sites e empresas de segurança para obter e compartilhar dados sobre as ameaças que existem na internet. Além disso, o VirusTotal pode trabalhar junto com outros serviços do Google Cloud para fazer investigações de segurança ainda mais profundas e detalhadas.
Mandiant
O Mandiant disponibiliza soluções para auxiliar empresas a se protegerem de ameaças cibernéticas, como caça de ameaças, treinamento de habilidades, resposta a incidentes e inteligência de ameaças.
O Mandiant também se integra com outros produtos do Google Cloud, como o Chronicle e o reCAPTCHA Enterprise, para melhorar a segurança e a detecção de ataques.
Os serviços da Mandiant incluem:
- Serviços de resposta a incidentes: contato com especialistas da Mandiant para fazer análises de ataque aprofundadas e conduzir gerenciamento de crises;
- Adiantamento de respostas a incidentes: contrate especialistas em inteligência da Mandiant com diversas opções de SLA para auxiliar em respostas eficientes a incidentes cibernéticos;
- Experiência on-demand: expertise em segurança cibernética sempre que necessário;
- Avaliação de defesa cibernética: avalia a habilidade da organização de detectar e responder com competência a ataques cibernéticos;
- Gerenciamento de riscos cibernéticos: pesquisa a exposição a riscos cibernéticos para tomar decisões efetivas;
- Exercícios de mesa: considera os recursos técnicos e ações de nível executivo ao responder a ataques cibernéticos por meio de incidentes simulados;
- Equipe vermelha e roxa: ajuda a descobrir falhas antes que os invasores testem controles nos cenários de ataque;
- Teste de penetração: testa as defesas que protegem recursos vitais para identificar e ajudar a diminuir vulnerabilidades;
- Avaliação de segurança do Cloud: melhora a segurança na nuvem aplicando técnicas de reforço de proteção comprovadas para ambientes de múltiplas nuvens, como o Google Cloud Platform, Microsoft Azure e Amazon Web Services;
- Transformação da segurança cibernética: ativa recursos técnicos e operacionais de defesa cibernética;
- Garantia técnica: essa possibilidade verifica o desempenho de programas de segurança sob pressão com ataques ativos contra recursos críticos para aumentar a proteção de sistemas e operações.
Conheça a parceria da Diazero com o Google Cloud Platform
Como você percebeu com a leitura até aqui, o Google Cloud Platform oferece inúmeras possibilidades, as quais citamos apenas alguns exemplos.
Porém, é também no quesito segurança que o GCP ganha ainda mais destaque. Isso acontece principalmente porque o Google Cloud usa uma plataforma tecnológica feita e pensada para ser segura.
Ela foi desenvolvida utilizando tecnologias de controle de hardware, software, rede e sistema. Além disso, conta com servidores próprios, um sistema operacional dedicado e data centers distribuídos globalmente.
Conforme a definição da própria Google em relação a segurança: “projetamos nossos servidores, nosso sistema operacional reservado e nossos data centers distribuídos geograficamente. Usando os princípios da defesa em profundidade, criamos uma infraestrutura de TI cujo gerenciamento é mais seguro e fácil do que o de tecnologias tradicionais”.
É por isso que nós, da Diazero Security, oferecemos uma parceria com a GCP para empresas que desejam explorar todo o potencial da sua infraestrutura com Google Cloud Platform.
Trabalhar com o Google Cloud oportuniza serviços e ferramentas incríveis, com infraestrutura global, dados inteligentes, máquinas que aprendem e segurança de primeira.
Com a nossa experiência em cibersegurança e a qualidade do Google Cloud, nós disponibilizamos soluções sob medida que vão além das expectativas de digitalização e proteção de dados.
Acesse o nosso site para conhecer melhor essa parceria e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.